A violência contra as mulheres na política (VAWP) é um tipo de violência de gênero (GBV) que continua a ser uma ameaça à participação política total das mulheres globalmente. Mulheres ativistas, funcionários eleitos, candidatos e eleitores são alvos on-line e off-line. Esses ataques violentos são uma violação direta dos direitos humanos das mulheres de se envolverem politicamente e terem suas vozes ouvidas. A agressão física, incluindo violência sexual, desaparecimentos forçados e coerção são alguns exemplos de VAWP.
Infelizmente, essa violência afeta não só o indivíduo, mas também as comunidades que representam. A VAWP impede as futuras gerações de mulheres líderes de uma carreira na política. Sabemos que a participação plena e significativa das mulheres na política leva a democracias mais fortes. No entanto, barreiras como a VAWP continuam inibindo a participação das mulheres. Ameaças à participação das mulheres na política são ameaças à democracia. Cabe às comunidades, à sociedade civil e aos governos #HearHerNow e #EndVAWP.
A Rede de Mulheres pela Democracia (WDN) realizará a quarta campanha anual de 10 dias de ativismo contra a violência de gênero (campanha 10 dias) focada na VAWP de 21 de junho a 30 de junho de 2022. Antes da campanha 10 dias, os membros da WDN desenvolveram um Manifesto Global para enfrentar a violência contra as mulheres na política. Durante a campanha 10 dias, os membros da WDN apoiarão a sociedade civil e aos líderes governamentais para assinarem o manifesto para demonstrar seu compromisso em abordar a VAWP.